Fórum técnico ( Procuro Oficina )
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 8
Data de inscrição : 25/10/2022
Localização : São Bernardo do Campo
https://procurooficina.forumeiros.com

Defeito em câmbio Fiat Argo 2020 Empty Defeito em câmbio Fiat Argo 2020

Dom Nov 27, 2022 1:09 pm
🎯 By David Benis 

Boa noite, amigos.
Gostaria de registrar aqui uma experiência recente: 
Bom, algumas semanas atrás postei aqui a respeito de um defeito em um câmbio de um Fiat Argo ano 2020.
O veículo em questão apresentava o defeito de arranhar a primeira, segunda e terceira marchas.
Por experiência, já imaginei que fosse um defeito em anéis sincronizados, engrenages e luvas...
Postei aqui e alguns amigos disseram já terem pego esse tipo de defeito e o mesmo teria sido causado por um problema na embreagem.
Pois bem, retirei o câmbio e verifiquei que a embreagem era recondicionada e de péssima qualidade. Conversei com o cliente e disse que poderíamos trocar a embreagem COMO TENTATIVA de sanar o defeito, pois, por experiência eu tinha quase certeza de ser um problema interno no câmbio.
Dito e feito! Troquei a embreagem e o defeito persistiu.
Retirei novamente o câmbio e identifiquei o problema:
Desgastes nos anéis sincronizados, engrenages e tb nas luvas.
O cliente optou por comprar um conjunto completo e usado devido a dificuldade de encontrar todas as peças novas.
Examinei as peças usadas com atenção e critério, fiz a montagem do câmbio e até aí, sucesso total!
Engates precisos e macios, sem ruídos. Funcionamento perfeito e defeito resolvido. Mas logo após isso, ao fazer um teste de rodagem na pista antes de entregar o carro ao cliente tive uma surpresa :
O cambio que até então eu tinha resolvido o defeito apresentava um ruído bem feio! Principalmente em quarta e quinta marcha. Um barulho bem incômodo e que me deu a impressão de estar vindo da "tampa da quinta marcha".
Voltei bem chateado pra oficina e liguei pro cliente relatando tudo detalhadamente e dizendo que desmontaria tudo novamente para conferir todo meu serviço que havia sido feito e tb todas as peças afim de tentar diagnosticar e sanar o problema antes de entregar o carro.
Pois bem... 
Desmontei tudo novamente, examinei com muito cuidado e critério peça por peça e não encontrei NENHUM problema.
Frustrado fui para a Internet fazer algumas pesquisas até que tive a suspresa :
Encontrei muitos relatos de donos de Fiat Argo se queixando exatamente do mesmo ruído. Em um vídeo, uma pessoa até gravou o ruído e este era exatamente o mesmo que eu ouvia no câmbio do carro em questão.
Encontrei tb um parecer da FIAT no site Reclameaqui.com dizendo ser este ruído "característica" do projeto e o sobre o mesmo não afetar em nada o funcionamento do mesmo.
Mostrei tudo ao meu cliente (que tem outro Fiat Argo) que entendeu perfeitamente o ocorrido.
Montei tudo novamente com cuidado redobrado, o defeito (arranhar as marchas) queixado por ele foi resolvido, ficou perfeito.
Perdi muitas horas de mão de obra, alguns fios de cabelo, mas pelo menos conferi todo meu serviço, resolvi o defeito queixado pelo cliente com total transparência, ele entendeu tudo e ficou satisfeito.
Fica a experiência!
 Um ruído que pra mim, que cresci dentro da oficina do meu pai, esse incômodo ruído não é  ou pelo menos não deveria ser dito como normal, para a FIAT é um NORMAL e característico...
Paciência!
Fica a dica!

Admin gosta desta mensagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos